Tribruto: Piratas no Tejo e Soundsystems em Terra!

Um barco no Tejo com quase quatro dezenas de artistas a bordo. Dois miradouros equipados com os melhores soundsystems e animados por dois MCs de eleição.
Tribruto: Piratas no Tejo e Soundsystems em Terra!Um barco no Tejo com quase quatro dezenas de artistas a bordo.
Dois miradouros equipados com os melhores soundsystems e animados por dois MCs de eleição.

Red Bull Music Academy Radio Pirate Popular Soundclash 2010
Milhares de pessoas.
Uma frequência FM.
Streaming áudio e vídeo.
Três apresentadores gingões.
Dois pavilhões piratas hasteados no Príncipe Perfeito.
9 horas de celebração.
Muitas sardinhas...

Seja qual for o ângulo escolhido para olhar o Pirate Popular Soundclash da Red Bull Music Academy radio não é possível pensar noutra palavra que não seja "sucesso".

A reunião começou no cais por volta das 16 horas. E o espírito de aventura entre a alargada equipa que iria transformar esta emissão de rádio numa verdadeira celebração pirata era mais do que notória: além dos apresentadores Rui Miguel Abreu, DJ Mpula e Violet, havia uma alargada equipa de produção onde se contavam engenheiros de som, técnicos de vídeo, streaming, fotografia e, claro, uma valorosa tripulação responsável por levar o veleiro Príncipe Perfeito até ao seu estratégico ponto de emissão e depois, já madrugada dentro, de regresso ao cais.

A emissão era extremamente complexa e poderia ter falhado a qualquer momento. Afinal de contas, incluía feed bilateral de áudio e vídeo, de forma a que não apenas os Miradouros soubessem o que acontecia no barco, mas também que quem se encontrava a bordo pudesse perceber o ambiente instalado em São Pedro de Alcântara e Adamastor, onde se encontravam Bob da Rage Sense e Sir Scratch, a animar incessantemente as hostes. Mas tudo correu de feição, chegando a música onde tinha que chegar: aos miradouros, mas também aos rádios sintonizados em 99.0 Fm ou aos computadores do mundo inteiro com os browsers apontados para www.redbullmusicacademy.com.

O primeiro convidado foi M-Pex, que uniu futuro e tradição ao tocar a sua guitarra portuguesa sobre paisagens electrónicas. Seguiu-se o funk dos Orelha Negra com Sam The Kid na MPC e DJ Cruzfader no scratch e ainda um dj set dos Terrakota que antecipou os grooves globais do seu próximo disco. A emissão foi, aliás recheada de antestreias. Os showcases da Flor Caveira e Amor Fúria trouxeram João Coração, Cão da Morte, Samuel Úria e ainda membros d'Os Golpes trajados a rigor: perfeita banda sonora para o final de tarde que percorreu canções de formato acústico, punk rock, lambada e até Marco Paulo clássico em formato de emissão de rádio dentro de outra emissão de rádio. Pelo meio, Mike e Jenny, britânicos responsáveis em 2004 pela construção do primeiro Sound System da Red Bull Music Academy em Portugal, que voltou a ser ligado para propagar esta emissão 2010 no Adamastor, dissertaram sobre a cultura de sistemas de som e de rádios piratas no Reino Unido.

Os ritmos clubby começaram a fazer-se ouvir com o Lisboa Sport Club de Funk - que uniu os distantes universos da galáxia wonky e do planeta fado de Amália Rodrigues - os Soulbizness e os colectivos Discotexas, Mega Bass Club, Unidade Sonora e Octa Push: bass, bass e mais bass a ser emitido directamente para os poderosos woofers instalados em São Pedro de Alcântara e Adamastor. Subgraves com vista sobre Lisboa. Paraíso.

Gi Joe trouxe os Tribruto do Algarve para uma divertida sessão de djing e mcing, Biru e Unite seguiram os passos com o improviso do Uncommon Ground Music Lab, Carlon dos Nigga Poison levou a cabine de dj do Príncipe Perfeito de volta à Velha Escola com uma inspiradora sessão que percorreu o longo caminho entre clássicos de baile de Cabo Verde e os Groove Armada e Prince Wadada levantou o véu sobre o novo Kazukuta onde o reggae encontra Lisboa e África.

A noite fechou em grande com o M.O.T.E. - Movimento de Organização Terrorista da Enchufada que trouxe os Paus e gente dos Macacos do Chinês até ao Príncipe Perfeito - e com o Sistema Sonoro da Fazuma, com Mpula a recrutar Carlon para uma agitada sessão regada a delay, com Lisboa e Luanda a parecerem de repente duas faces de uma mesma moeda.

Enquanto isso, havia artistas a não quererem apanhar o barco de ligação a terra, porque o ambiente no Príncipe Perfeito era ele próprio perfeito - artistas de diferentes sensibilidades a partilharem grooves, ideias criativas e mentes abertas. Quem sabe as colaborações que os próximos meses poderão revelar e que podem ter nascido a bordo desta emissão Pirata.

O Príncipe Perfeito atracou por volta das 4 e meia da manhã com a sensação de dever cumprido bem espelhada nos rostos que desembarcaram carregadas de sorrisos e de satisfação. Mais de 9 horas de emissão. Muita gente a trabalhar. Mas no fim, nem um sinal de cansaço. Em noite de Santos Populares, o adágio também popular de que quem corre por gosto não se cansa fez todo o sentido! Quem corre por gosto ou quem navega no balanço particular do Tejo!



www.redbullmusicacademy.com
Emissão na íntegra poderá ser ouvida em :
www.redbullmusicacademyradio.com

Especial de 2 Horas na Antena 3, dia 19.6 entre as 13H00 e as 15H00

Fotografias disponíveis em: http://www.mediafire.com/file/mtemjmbc5nv/RBMARADIO Pirate PSC 2010 - Post-event [web].zip

  Ver mais informação

Red Bull Music Academy @ 16 Junho 2010 (Qua) - 13:01

Artistas Relacionados

Gijoe / Sickonce

Gijoe / Sickonce

DJ/Produtor